CURRÍCULO VITAE OU CURRÍCULO PROVA BRASIL?
Eu sou Márcia Cristina - profissional da Educação Básica há 16 anos trabalhando com as crianças, pré-adolescentes e adolescentes da periferia da comunidade do bairro Nova Ferradas, no município de Itabuna, estado da Bahia.
E pretendo aqui convidar a vocês, dirigentes federais, estaduais e municipais, secretários de educação, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e até mesmos os alunos da educação básica a fazerem uma profunda e minunciosa reflexão a cerca de algumas questões?
1. O que é o IDEB?
2. Que estigmas estão escondidos nos resultados das avaliações: PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL?
3. Qual a distância e proximidade das avaliações aplicadas com a real situação de aprendizagem dos nossos alunos?
4. Como são elaboradas e para quem são elaboradas essas avaliações?
5. Qual o trabalho educativo deve ser desenvolvido pelas escolas: educar para a NOTA ou educar para a VIDA? educar para os dois? como? de que maneira?
6. Será que as médias obtidas nessa avaliações revelam ou mascaram a realidade das escolas?
7. Quando a média da escola é 10 de quem é o mérito? E quando a nota é crítica de quem é a culpa?
8. E agora...todo o trabalho escolar (currículo) deve está voltado para a elevação da média da PROVA BRASIL? Ou para a construção da consciência cidadã, ética, multi cultural, ambiental, política, global?
9. Será que os recursos do PDDE, PDE, MAIS EDUCAÇÃO e outros são suficientes para melhorar essa média?
10. Que fatores sócio-econômicos-culturais-afetivos e até mesmo psíquicos influenciam nos resultados dessas avaliações?
11. Será que os insumos financeiros que chegam em nossas escolas, com quantidade e endereço certo são suficientemente eficazes e conseguem dar conta de tantos fatores que estão intrisecos na não aprendizagem de nossos alunos?
12. Será que nossas escolas estão aparelhadas e preparadas para atender e suprir todas as carências sócio-econômicas-culturais-afetivas e até mesmo psíquicas que impedem os alunos de apresentarem uma média satisfatória na PROVA BRASIL?
12. O que tem e o que falta em nossas escolas e em nós, que poderiam influenciar nesses resultados?
13. Qual a distancia entre o que as escolas pretendem e o que é avaliado pelo MEC?
Conseguiram refletir e encontrar respostas concretas a todos esses questionamentos?
Estou no magistério público a 21 anos, sou pedagoga, professora, coordenadora intimamente comprometida com a causa da educação, preparando-me diariamente para o exercício da profissão... Contudo, quero aqui afirmar que todos os dias durmo e acordo com todas essas questões em mente e não consigo encontrar respostas...
Muitas vezes me sinto ipotente...incapaz...inútil...não sei...
Fico pensando nos muitos alunos que já passaram e que passam pela minha, pelas nossas vidas, todos os dias...
Nos que aprenderam muito...nos que aprenderam pouco e principalmente naqueles que não conseguiram aprender para devolver nas minhas PROVAS e consequentemente pra devolver na PROVA BRASIL.
É frustrante ter que reconhecer que em todos esses anos nós: "educadores" e a escola, "educadora", não tem conseguido em sua totalidade realizar o seu papel que é o de: ... uma dúvida: educar ou ensinar?
Existe diferença entre educar e ensinar?
A PROVA BRASIL avalia os resultados da educação ou do ensino?
Não sei...
Apenas penso que antes de qualquer avaliação é preciso pensar sobre:
Quem são nossos alunos? tem famílias? quem são suas famílias? como vivem? onde vivem? com quem vivem? que problemas enfrentam? o que sentem? o que pensam? como aprendem? onde aprendem? o que aprendem? o que querem aprender? o que precisam aprender? pra que precisam aprender e por que?
Sonho com o dia em que possamos antes de nos preocuparmos com apresentação de uma média (NOTA) escolar que satisfaça a sistemas e modelos avaliativos, se procupe antes em pensar... investigar... encontrar respostas para todas essa questões e o que mais importante..
....SONHO COM O DIA EM QUE TODOS NÓS, CONSIGAMOS CONSTRUIR UMA ESCOLA QUE RESPONDA E QUE ATENDA A TODAS ESSAS QUESTÕES E QUE ALÉM DISSO, CONSIGA CUMPRIR O SEU PAPEL QUE É: EDUCAR PARA A VIDA E ENSINAR PARA DEVOLVER A CADA DOIS ANOS NA MÉDIA DA PROVA BRASIL.
PENSEM NISSO.
POR: MÁRCIA CRISTINA PEREIRA CRUZ - PEDAGOGA E ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
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