quinta-feira, 27 de maio de 2010

JOGOS INTER-ESCOLARES GRAPIÚNA 2010 - MEDALHAS DE OURO!!!

ATLETLAS DA IOLANDA PIRES CONQUISTAM MEDALHAS DE OURO NOS JOGOS INTERESCOLARES GRAPIÚNA 2010!!!!!

Os alunos da Escola Iolanda Pires muito bem preparados pelo professor Thiago - Educação Física participaram com destaque e brilhantismo conquistando logo na 1ª competição na Modalidade: Cabo de guerra - masculino as "medalhas de ouro."

CAPEÕES E MEDALHAS DE OURO NA MODALIDADE: CABO DE GUERRA - MASCULINO
Jefferson Simas, Emerson, Wendeo, Wicley, Brendo, Bruno, Hércules, Victor, Rogério, Ítalo,Samuel, Davi e Wellington

Porém, queremos salientar que a luta pela vitória não foi moleza não. Para vencerem a competição e conquistar as valiosas medalhas, os pequenos atletas arregassaram as mangas e mostraram a força e a garra que os meninos da Comunidade de Nova Ferras tem e que faz questão de mostrar...

Olha o esforço e a garra dos garotões!!!!! 




 PARABÉNS! VOCÊS DEMONSTRARAM  QUE UNIDOS SOMOS UM!






quarta-feira, 26 de maio de 2010

PROJETOS ESCOLARES 2010

A ESCOLA IOLANDA PIRES APRESENTA...





PROJETO: “CANTANDO E BRICANDO TAMBÉM SE APRENDE”!



ITABUNA /BAHIA
2010




Escola Iolanda Pires
Coordenação Pedagógica: Márcia Cruz e Alaíse Diniz
Tema: Brincando e Cantando também se aprende
Clientela: Professores e alunos das turmas de CIN – Ciclo da Infância – Fases: I, II, III (1º, 2º e 3º) anos e CPA I (4º ano) do Ensino Fundamental
Período de desenvolvimento: um trimestre (de 15 de março a 15 de junho) de 2010
Áreas envolvidas: Expressão, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Matemática



Projeto de Intervenção Pedagógica na alfabetização e letramento


1. TEMA: “CANTANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE”!


2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural


3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA /JUSTIFICATIVA:

A criança vive mergulhada num ambiente sonoro. Ainda bebê, brinca com os sons. A sua comunicação é lúdica. À medida que se vai socializando, vai interiorizando a língua de seu povo. Além das palavras, evidencia também a sua entonação, melodia, sotaque, ritmo, sentido. “O que a linguagem poética faz é essencialmente jogar com as palavras. Ordena-as de maneira harmoniosa, e injeta mistério em cada uma delas, de modo tal que cada imagem passa a encerrar a solução de um enigma” (HUIZINGA, 1990, p.149).
As cantigas de ninar, assim como as cantigas de roda fazem parte da literatura infantil. São poesias populares que em cada contexto ganham novos sentidos na fala dos seus interlocutores. Segundo Kishimoto (1997, p. 38): “A cultura não-oficial, desenvolvida especialmente de modo oral, não fica cristalizada. Está sempre em transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo”.
As cantigas de roda são poesias e poemas cantados em que a linguagem verbal (o texto), a música (o som), a coreografia (o movimento) e o jogo cênico (a representação) se fundem numa única atividade lúdica (MARTINS, 2003). Introduzidas nas escolas no Brasil pelos povos colonizadores, principalmente pelos povos portugueses, todas as cantigas de roda foram modificadas e adaptadas pelas crianças para cada contexto brasileiro.
Percebe-se então a força da tradição oral. Em cada contexto o universo da criança dispõe de um banco de imagens, consideradas expressivas dando um significado para o seu mundo infantil.
Essa tradição oral de expressão poética que a criança vivencia ludicamente desde a mais tenra idade no contexto familiar, deve ser cultivada na escola. Magalhães (1987, p.40) nos alerta para a necessidade da criança ter experiências com linguagem poética:
A poesia, na escola, deve oferecer a experiência de o sujeito tornar-se sujeito de sua língua, isto é, que ele não se sujeite mais à língua como um dom exterior a ela, sobre o qual ele não tem direito, mas apenas deveres, como no uso da língua normativa. Tal colocação não implica uma oposição entre linguagem poética e linguagem não poética, mas trata-se tão-somente de pretender que a criança tenha com a língua uma experiência que lhe permita tomar consciência de que esta lhe oferece muitas possibilidades, não apenas a relação passiva entre língua e falante, mas a possibilidade de uma experiência lúdica com o fenômeno lingüístico.
Além da experiência lúdica com o fenômeno lingüístico, as cantigas de roda podem oferecer para a criança, através dos seus textos poéticos, um manancial de ensinamentos condensados. Evidencia Kishimoto: “Enquanto manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar” (1997 p. 38-39). Percebe-se que as interações sociais, através de brincadeiras tradicionais ocupam um lugar de destaque no desenvolvimento infantil.
As cantigas de roda estão repletas de elementos significativos para o desenvolvimento infantil, como os signos e os símbolos, por exemplos. As palavras são signos verbais e têm significados. A linguagem das cantigas de roda é um sistema de símbolos (gestos, sons, além das palavras). O significado faz parte da palavra, é um critério da palavra, e esta pertence ao domínio mental e da linguagem. “O reconhecimento do fato de que esses signos verbais têm significado constitui a maior descoberta da vida da criança” (VYGOTSKI, 1994, p.31). Os signos verbais estão atrelados aos objetos. Esses elementos, aliados às diversas vivências pedagógicas na escola podem constituir, estimular, ampliar funções psicológicas que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação. Funções que amadurecerão, mas que estão no presente em estado embrionário.
Nesse sentido, quanto mais ricos forem as atividades das crianças com signos e símbolos, mais os esquemas operativos e perceptivos estimularão sua criação imaginária, permitindo-lhe ir além do real, o que colabora para o seu desenvolvimento.
No entanto é bom lembrar que o desenvolvimento cognitivo não ocorre independentemente do desenvolvimento emocional, afetivo ou social, como se cada uma destas áreas fosse um compartimento estanque apenas acoplado aos outros. Acontece justamente o contrário: o processo é integrado, dando ao desenvolvimento um caráter harmônico.
Nesse projeto as cantigas de roda como toda atividade lúdica, vão estar a serviço da criança do ciclo da infância. Ou seja, cantando e brincando a criança sente a dimensão de suas possibilidades. A brincadeira envolve a criança toda. Ela experimenta, relaciona, imagina, expressa, compreende, confronta, negocia, transforma e constrói habilidades de comunicação, atenção, compreensão, memorização, imitação, etc.
Então pode-se afirmar que é através da atividade de brincar que a criança vai adquirir prazerosamente os complexos repertórios que vão ser exigidos pela etapa seguinte de sua escolarização e pela vida social.
É exatamente em situações de brinquedos livres que podemos desabrochar esquemas operativos na criança, ampliando assim o seu desenvolvimento intelectual.
Através desse processo de incorporação, chamado por Piaget de assimilação, as coisas e os fatos do meio são inseridos em um sistema de relações e adquirem significação para o indivíduo. Mas, ao mesmo tempo em que as idéias e os conceitos do texto da cantiga de roda são incorporados ao sistema de idéias e conceitos que a criança já possui, essas são modificadas. “Esse processo de modificação que se opera nas estruturas de pensamento do indivíduo é chamado por Piaget de acomodação” (FONTANA; CRUZ, 1997, p.45-46, grifo das autoras).
No entanto quando as crianças brincando na roda imitam os cavaleiros, os soldados numa imitação diferida (ela não está vendo concretamente os cavaleiros, os soldados, só as imagens mentais estão sendo articuladas), nesse caso o processo de acomodação estão predominando sobre a assimilação. Segundo Pearce (1989, p. 176) baseado em Piaget, isto ocorre porque: “A mudança estrutural que ocorre só está nos movimentos corporais da criança usados na imitação, e não nas estruturas conceituais de conhecimento sobre a figura imitada”.
É na imitação diferida, onde o processo de acomodação predomina que se faz necessário à criança utilizar uma nova estrutura cognitiva – a memória de evocação, destinada a explicar o que está precisamente em causa – a cópia à distância (isto é, diferida).
Constituído pela palavra, o universo da imaginação é um produto social. E é na ação de brincar, que a criança estimula a sua imaginação. Ao imaginar, ela constrói, recria ou reproduz símbolos. A função da brincadeira simbólica é satisfazer o eu pela transformação do que é real naquilo que é desejado: A criança pode atirar o pau no gato, pode ir a Espanha buscar o seu chapéu, pode deixar a canoa virar, o caranguejo pode ser peixe na enchente da maré, pode ser rica, rica, rica ou pobre, pobre, pobre, pode ir ao Itororó beber água e não achar a água, mas uma bela morena, pode procurar sua gatinha parda que fugiu, pode ladrilhar a rua com pedrinhas de brilhantes para o seu amor passar, pode se envolver na briga do cravo com a rosa. Segundo Martins (1993, p. 43): “Na oportunidade de brincar, é possível à criança ser o protagonista, o criador. O distanciamento leva-a a um mundo onde ela tem uma espécie de poder. o poder de levantar questões, discutir, inventar, criar conceitos novos e transformar”.
A representação é uma das formas de apropriação da realidade e permite a manipulação das imagens dos objetos reais. Quanto mais privilegiado for o ambiente cultural da criança maior será sua possibilidade de criar simbologia. Através das cantigas de roda a criança amplia suas relações intersubjetivas e culturais, e maiores as probabilidades de aumentar o seu repertório de imagens mentais. As imagens podem ser concebidas como imitação interiorizada. Elas ampliam as possibilidades da criança perceber as coisas pelo seu significado
O imaginário cultiva-se. Nesse sentido, esse projeto se justifica pela sua importância para o desenvolvimento cognitivo de nossos alunos do ciclo da infância e pela necessidade através das atividades escolares lúdicas, alimentar o imaginário infantil desenvolvendo a função simbólica com textos poéticos, onde as imagens e sons estão presentes. Onde as crianças possam exprimir o seu imaginário pelos gestos, pelo corpo, pela descoberta do mundo das palavras, cantadas, lidas, ouvidas, imaginadas e escritas. E Isso é possível através das cantigas de roda.


4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVOS GERAIS:
  • Intervir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita;
  • Permitir aos alunos do primeiro ciclo, ainda em fase de alfabetização, escrever e refletir sobre textos cujo conteúdo já conhece.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem;
  • Proporcionar a leitura e a escrita das canções;
  • Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda;
  • Valorizar as músicas folclóricas que acompanham as festas das diferentes cidades do país;
  • Fazer associações entre danças e brincadeiras de roda;
  • Conhecer e valorizar a cultura local ou de outros lugares, apropriando-se de sua história e preservando a memória de determinados tempos e espaços.
  • Participar de situações de leitura e de escrita sem se preocuparem em decifrar o que está escrito, concentrando-se na reflexão sobre como o texto foi escrito e organizado.
  • Ler, escrever e refletir sobre textos que sabem de cor.
5. METODOLOGIAS:
  • Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda;
  • Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas;
  • Analisar as cantigas de roda;
  • Desenvolver sequências didáticas (com atividades diversas) relacionadas às cantigas de roda;
  • Criar e inventar outras cantigas de roda.
  • Confeccionar livretos com as cantigas de roda ilustradas.
6. CONTEÚDOS QUE PODEM SER ABORDADOS COM O PROJETO:

Expressão:
· Leitura, escrita e interpretação das letras das cantigas;

· Sinônimos e antônimos;

· Letra inicial maiúscula;

· Pontuação;

· Grafia das palavras;

· Frase;

· Segmentação entre as palavras;

· Letras (alfabeto) e sílabas

· Parlendas;

· Trava-línguas;

· Advinhas;

· Confecção de cartazes com músicas;

· Musicalidade;

· Jogos populares com sucatas;

· Desenvolvimento da coordenação motora;

· Danças;

· Atividades de escuta (ouvir/falar)

· Noção de espaço;

Ciências Sociais:

· Instrumentos que revelam a interação com as outras culturas;

· O contexto, os rituais e os costumes; brincadeiras em outros tempos de espaços;

· Habitação: tipos;

· Normas de comportamento;

· As brincadeiras na comunidade;

· Brincadeiras dos povos índios e negros;


Ciências da Natureza e Matemática:

·Animais: classificação, modos de vida, alimentação e habitat;

·Insetos;

·Meio ambiente: ambiente terrestre e aquático;

·As partes do corpo;

·Higiene;

· Conhecimento de número: número e numeral;

· Cores;

· Contagem;

· Noções de: agrupamentos;

· Adição e subtração

· Construção/ leitura e interpretação de gráficos.

7. RECURSOS:

· Humanos: alunos, professores e pessoas da comunidade;

· Materiais: papel ofício, lápis de cor, hidrocor, CD, livros, pincéis atômicos, cartolinas, papel AP, papel metro, tinta guache, sucatas, matrizes, álcool, cadernos dos alunos, computador, impressora, aparelho de microsistem, TV e DVD.

8. FONTES DE INFORMAÇÃO:

· Livros de cantigas de roda;

· CD de cantigas de roda;

· Blogs da internet com materiais sobre cantigas de roda.


9. CULMINÂNCIA/SÍNTESE:

O projeto culminará com a realização de o dia da “cantiga de roda” na escola, onde as crianças brincarão e dramatizarão cantigas de roda trabalhadas, onde também estarão expostos para apreciação da comunidade local os livretos produzidos com as cantigas de roda escritas e /ou criadas e ilustradas pelas crianças.


10. AVALIAÇÃO:

Todas as atividades do projeto serão orientadas e acompanhadas pela equipe gestora da escola (direção e coordenação pedagógica) e permanente avaliado nas reuniões dos coletivos escolares, considerando-se os relatos orais dos docentes em relação às atividades desenvolvidas e as aprendizagens construídas pelos alunos nas salas de aula, bem como através da aplicação de um novo diagnóstico das hipóteses de escrita e situação de leitura dos alunos após a aplicação do projeto.


11. BIBLIOGRAFIA


CERQUEIRA FILHO, Manuel Luiz. Jogos e Brincadeiras da infância. Uma experiência em Arte-Educação. In: REUNIÃO PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 382, 1998. Natal. Anais..., Natal, UFRN, julho 1998. p. 382.

FERREIRA, Sueli. Imaginação e Linguagem no desenho da criança. Campinas, SP: Papirus, 1998.

HUIZINGA, JOHAN. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1990.

KIRINUS, Glória. A criança e a poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Paulinas, 1998.

______. Cantigas de roda: o estético e o poético e sua importância para a Educação Infantil. 2003. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

RODRIGUES, José Pereira (coord.). Cantigas de roda. Porto Alegre, RS: Magister, 1992.

































































sexta-feira, 14 de maio de 2010

JOGOS INTER-ESCOLARES GRAPIÚNA 2010

OS ALUNOS DA ESCOLA IOLANDA PIRES MAIS UMA VEZ ESTARÃO PRESENTES NA REALIZAÇÃO DOS JOGOS INTER-ESCOLARES GRAPIÚNA PARTICIPANDO COM DIFERENTES MODALIDADES.
A ESCOLA QUE SE FEZ PRESENTE NA SOLENIDADE DE ABERTURA DOS JOGOS QUE OCORREU NA VILA OLÍMPICA SENTE-SE HONRADA PELA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO E ESTÁ SE PREPARANDO COM MUITO ESFORÇO E DEDICAÇÃO PARA A CONQUISTA DE MAIS MEDALHAS E TROFÉUS!

ALUNOS DA ESCOLA NA ABERTURA DOS JOGOS INTER-ESCOLARES GRAPIÚNA  2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A ESCOLA IOLANDA PIRES TEM...

A ESCOLA IOLANDA PIRES TEM:

PDE - PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA!

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO!

A ESCOLA IOLANDA PIRES NA CUMUNIDADE DO BAIRRO NOVA FERRADAS, ALÉM DO PDE, AGORA TAMBÉM TEM O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E ESTARÁ OFERECENDO AINDA ESSE ANO, EDUCAÇÃO INTEGRAL A 394 ALUNOS (CRIANÇAS, PRÉ-ADOLESCENTES, ADOLESCENTES E JOVENS E ADULTOS) MATRICULADOS NA UNIDADE ESCOOLAR.

A ESCOLA ESTARÁ OFERECENDO EM TURNO OPOSTO AO DA ESCOLA FORMAL, DIVERSAS OFICINAS FINANCIADAS PELO MAIS EDUCAÇÃO TAIS COMO:

1. ATIVIDADE DE ESPORTE E LAZER: FUTEBOL;

2. ATIVIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL: INFORMÁTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;

3. ATIVIDADE DE CULTURA E ARTE: DANÇAS (INCLUINDO DANÇAS AFRAS);

4. ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO:

- LETRAMENTO;

5. ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO:
- MATEMÁTICA.

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA IOLANDA PIRES ESTARÁ SOB A RESPONSABILIDADE E ACOMPANHAMENTO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA, A SENHORA MÁRCIA CRISTINA PEREIRA CRUZ, UMA DAS 02 (DUAS) COORDENADORAS QUE  ORIENTAM AS ATIVIDADES E TRABALHOS DA ESCOLA.

terça-feira, 11 de maio de 2010

I SEMINÁRIO DE PAIS DA ESCOLA IOLANDA PIRES


Nessa terça-feira dia 11 de maio de 2010 as profissionais do lab - Laboratório de Aprendizagem da Escola Iolanda Pires realizaram em parceria com a direção, coordenação pedagógica e demais profissionais da escola no sítio v - em Nova Ferradas, o 1º seminário de pais do ano letivo de 2010.
O seminário foi desenvolvido a partir da temática: "pais e filhos - reforçando laços afetivos,  objetivou especificamente suscitar nos pais reflexões a cerca da importância da afetividade no lar e suas  implicações no desenvolvimento BIOPSICOSOCIAL dos filhos. Contando com a presença e participação de 113 pais/mães, obedecendo a seguinte pauta:

1. ACOLHIDA: COM ENTREGA DE MENSAGENS E BOMBONS - "PRESENÇA" - (Telma Aráujo - vice -diretora e Delmar representante dos alunos no Conselho Escolar;

2. BOAS VINDAS – Denilda Ferreira;

3. ORAÇÃO - COM APRESENTAÇÃO DE SLID - COISAS PRA DEUS CUIDAR - (Alaíse Diniz - Coordenadora pedagógica);

4. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM - Lúcia Santana;

5. PALESTRA – “PAIS E FILHOS - REFORÇANDO OS LAÇOS AFETIVOS" – Kely Patrícia

6. MENSAGEM: O QUE SER MÃE? O QUE É SER PAI? – Márcia Cruz – (coordenadora pedagógica);

7. REFLETINDO: QUAL SERÁ A SUA ESCOLHA? (Lúcia Santana);

8. ORAÇÃO PELA FAMÍLIA – (slide) TODOS

9. DINÂMICAS/RECREAÇÕES – todos os professores e direção;

9. LANCHE/ ENTREGA DE LEMBRANÇAS – todos

10. AGRADECIMENTOS – Márcia e Kelly


A Proposta do LAB – laboratório de Aprendizagem da SEC/ ESCOLA IOLANDA PIRES foi realizada pela Pedagoga e especialista em Psicologia Escolar, a professora Maria Lúcia de Santana Santos que tem desenvolvido um eficiente trabalho no Atendimento Didático do LAB – trabalhando com os alunos do CPA oriundos das Classes de Integração; alunos do PROEJA DIURNO e alunos do CPA que tem maiores dificuldades na absorção e construção dos saberes necessários à fase em que se encontram.
A exposição do colóquio: “Pais e filhos – Reforçando laços afetivos", foi feita pela Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia, a professora Kely Patrícia Menezes Marques que com excelência faz o atendimento PSICOPEDAGÓGICO dos alunos do LAB – procurando realizar investigações cuidadosas a cerca das implicações PESSOAIS E SÓCIOANTROPOLÓGICAS dos alunos na aprendizagem para a partir das mesmas realizar intervenções e buscar juntamente com a Professora Maria Lúcia e demais professores a superação das dificuldades diagnosticadas nos alunos do LAB da Escola Iolanda Pires.


Assim, num trabalho de parceria com todos os docentes, direção e coordenação pedagógica, as profissionais do LAB: Maria Lúcia e Kely Patrícia vem desenvolvendo um excelente trabalho de investigação e intervenção pedagógica com os alunos da Iolanda Pires na comunidade de Nova Ferradas.

Parabéns por mais essa realização!



FOTOS DA REALIZAÇÃO DO SEMIONÁRIO



CARTAZES ILUSTRATIVOS DO ENCONTRO:









































quinta-feira, 6 de maio de 2010

IOLANDA PIRES: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR:

NOME: ESCOLA IOLANDA PIRES

LOCALIZAÇÃO: RUA DO CAJUEIRO - S/Nº - SÍTIO V - BAIRRO: NOVA FERRADAS - ITABUNA - BAHIA

FONE: (73) 3616 - 2511

E-MAIL: eip-itb@hotmail.com

PORTE: PEQUENO

TOTAL DE ALUNOS/2010 - MATRICULA TOTAL - 400

TURNOS DE FUNCIONAMENTO:

MATUTINO (das 8:00 as 12:00 h)
VESPERTINO (das 13:00 as 17:00h)

MODALIDADE DE ENSINO OFERECIDA:

ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS ORGANIZADOS EM CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA

TURMAS ATENDIDAS:

 CIN - CICLO DA INFÂNCIA - FASES: I,II E III
 CPA - CICLO DA PRÉ-ADOLESCÊNCIAS - FASES: I,II E III
 PREJA DIURNO - PROEJA I - ESTÁGIO 3 (3ª E 4ª SÉRIES)

EQUIPE ADMINISTRATIVA:

A ESCOLA EM SEU QUADRO ADMINISTRATIVO CONTA COM:

01 - DIRETORA ADMINISTRATIVA: DENILDA FERREIRA DA SILVA - GRADUADA EM PEDAGOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO


01 - VICE-DIRETORA: TELMA MARIA OLIVEIRA ARAÚJO - COM NÍVEL MÉDIO COMPLETO - ANTIGO MAGISTÉRIO DE 1º GRAU



EQUIPE TÉCNICA (escola)

A ESCOLA DISPÕE DE UMA EQUIPE TÉCNICA FORMADA POR:
02 - COORDENADORAS PEDAGÓGICAS:
        MÁRCIA CRISTINA PEREIRA - GRADUADA EM PEDAGOGIA E COM ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PSICOPEDAGOGIA




  ALAÍSE SOARES DE FARIAS DINIZ - GRADUADA EM PEDAGOGIA E COM ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO.


EQUIPE TÉCNICA (LAB)/ ESCOLA

KELY PATRÍCIA MENEZES MARQUES - GRADUADA EM PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL COM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO LAB/ESCOLA


MARIA LÚCIA DE SANTANA SANTOS - GRADUADA EM PEDAGOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL


ATENDIMENTO DIDÁTICO NO LAB/ESCOLA

EQUIPE PEDAGÓGICA (CORPO DOCENTE):

01 - ALCIONE/ THIAGO- GRADUADA (O) EM EDUCAÇÃO FÍSICA

02 - ELBA CARLA SANTOS OLIVEIRA- GRADUADA EM PEDAGOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

REGENTE DA ÁREA DE C.N.M - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CPA


03 - MARIA APARECIDA DOS SANTOS - GRADUADA EM PEDAGOGIA
REGENTE DA ÁREA DE EXPRESSÃO E C.S - CIÊNCIAS SOCIAIS - CPA


04 - JOSÉ DAMASCENO DOS SANTOS - GRADUADO EM PEDAGOGIA - CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMIDIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO E...

REGENTE DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO CPA E PROEJA DIURNO


05- RENATA LINS DOS SANTOS NOBRE - CURSANDO PEDAGOGIA
REGENTE DA ÁREA DE C. S. - CIÊNCIAS SOCIAIS E ALFABETIZADORA NO CIN


06 - SÁTIRA OLIVEIRA VELOZO - CURSANDO PEDAGOGIA

REGENTE DA ÁREA DE C. N. M - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CPA E ALFABETIZADORA NO CIN


07 - URANIA LIMA BRANDÃO - CURSANDO PEDAGOGIA

REGENTE DA ÁREA DE EXPRESSÃO - CPA E ALFABETIZADORA NO CIN

08 - VALDINETE - CURSANDO PEDAGOGIA.

09- VÍVIAN CLÉA MIRANDA MENEZES - GRADUADA EM PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL - COM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
REGENTE DA ÁREA DE EXPRESSÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS NO CPA

   

PESSOAL DE APOIO ADMINISTRATIVO


 PORTARIA:

CRISTIANO SANTOS SAMPAIO  (CRIS): ENSINO MÉDIO INCOMPLETO




 SERVIÇOS GERAIS:

EDNILSON SANTOS SILVA (BILILIO)- ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO



 ROSANGELA  SILVA SANTOS (RÔ) -  ENSINO MÉDIO COMPLETO - FORMAÇÃO GERAL




EUZANIA  LIMA DOS SANTOS - ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO


ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:

MÍRIAN  SANTOS AGUIAR - ENSINO MÉDIO COMPLETO - FORMAÇÃO GERAL

CORPO DISCENTE/ENTURMAÇÃO:

A ESCOLA IOLANDA PIRES OFERECE O ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS ORGANIZADO EM CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA.
ATENDE A UMA CLIENTELA TOTAL DE 355 (TREZENTOS E CINQUENTA E CINCO) ALUNOS COM UMA FAIXA ETÁRIA DE 06 A 38 ANOS DE IDADE DISTRIBUIDA EM 16 TURMAS ASSIM ORGANIZADAS:

NO TURNO MATUTINO: 168 ALUNOS

01- TURMA DE CIN III - CICLO DA INFÂNCIA - FASE: III - 34 ALUNOS
02 - TURMAS DE CPA I - CICLO DA PRÉ ADOLESCÊNCIA - FASE I - 19 ALUNOS
01 - TURMA DE CPA - II - CICLO DA PRÉ-ADOLESCÊNCIA - FASE: II - 28 ALUNOS
04 - TURMAS DE CPA III - CICLO DA PRE- ADOLESCÊNCIA - FASE III - 87 ALUNOS

NO TURNO VESPERTINO: 187

01- TURMA DE CIN I - CICLO DA INFÂNCIA - FASE: I - 24 ALUNOS
01- TURMA DE CIN II - CICLO DA INFÂNCIA - FASE: II - 35 ALUNOS
03- TURMAS DE CPA I - CICLO DA PRÉ ADOLESCÊNCIA - FASE I - 60 ALUNOS;
02 - TURMA DE CPA - II - CICLO DA PRÉ-ADOLESCÊNCIA - FASE: II - 40 ALUNOS
01 - TURMA DO PROEJA I - ESTÁGIO: 3 - 28 ALUNOS

TOTAL GERAL DE ALUNOS MATRICULADOS - 355